Todas as vezes que a Defesa Civil
em qualquer lugar do mundo precisou da ajuda de voluntários, eles, os
motoqueiros que disputam campeonatos de Enduro, Rallye e Trilhas se apresentam
para ajudar e colaborar levando mantimentos e remédios para locais de difícil
acesso.
Foi o que aconteceu no Espírito
Santo, no final do ano passado, quando uma forte chuva desabou sobre o estado,
causando uma tragédia nunca antes vista na história.
Comunidades inteiras e cidades
ficaram isoladas pelas águas que tomaram boa parte do estado. A alegria da
população em ver uma motocicleta levando mantimentos foi enorme, mas se o foi
para a população, para os motoqueiros também foi muito maior.
Marco Grillo, membro do Trail
Clube Mata Atlântica, de Venda Nova do Imigrante, explicou que “estes pilotos
têm expertise, andam de 400 a 500 quilômetros em competições. Tem preparo
físico e condição de enfrentar qualquer terreno, com os equipamentos
adequados”.
Isso demonstra que, o que é
esporte e aventura durante o ano, também pode virar missão de salvamento. Tanto
que no Espírito Santo, 14 pilotos de diversos municípios capixabas colaboraram
com este trabalho.
Grillo contou que “alguns pilotos
se emocionaram. Encontraram famílias isoladas, que não viam ninguém há 4 ou 5
dias”. Eram campeões de renome nacional e internacional como Sandro Hoffman e
Jomar Grecco, que também participaram voluntariamente e motivaram outras
pessoas a colaborar com a ação.
História do esporte – As
competições de motociclismo surgiram em 1905, na França, quando o Clube Francês
de Auto-Ciclos resolveu regulamentar o motociclismo e organizou o Troféu
Internacional, que ficou sendo o marco oficial do início das competições. Em
seguida o motociclismo foi desenvolvido nos Estados Unidos, Inglaterra e
Itália. Após o primeiro Campeonato Mundial de Velocidade, disputado nas
categorias de 125 cc, 250 cc, 350 cc, 500 cc e Side Car, as marcas italianas
dominaram o campeonato até que os japoneses resolveram entrar na competição, já
em meados da década de 60, e assim as coisas se modificaram. O maior campeão
até 1975 foi o italiano Giacomo Agostini, com 14 títulos sendo 13 com uma MV
Augusta e um com Yamaha.
O Motocross - Em 1957, foi
organizado o primeiro campeonato de Motocross, apenas para a equipe de 500 cc,
e o campeão foi o inglês Bill Nilsson, com uma AJS. Em seguida foi organizada a
competição para a categoria 250 cc e, em 1975, acrescentou-se a categoria 125
cc.
O motociclismo no Brasil –
Somente em 1972 quando a Confederação Brasileira de Motociclismo foi para São
Paulo, é que o motociclismo no Brasil passou por uma reorganização. Atualmente
o Campeonato Brasileiro de Motociclismo é disputado em três modalidades:
Velocidade, Rallye e Motocross.
A velocidade é dividida em quatro
categorias: 50 cc, 125 cc, 350 cc, Especial e Esporte, esta última subdividida
em duas classes, a primeira englobando as máquinas equipadas com motores de 350
a 500 cc e a segunda de 550 a 1300 cc. Apenas na categoria 350 Especial é
permitida a participação de motocicletas fabricadas especialmente para
competições. Nas demais são motos de venda ao público, porém preparadas para
competições.
Já o Motocross ou simplesmente
cross é um esporte novo no Brasil e dividido em duas categorias: 125 e 250 cc.
Oficialmente seu início ocorreu em 1972, com a organização do Campeonato
Paulista, e em 1973 foi disputado o Campeonato Brasileiro, com a vitória do
paranaense Nivanor Bernardi, nas duas categorias. Em 1974, Nivanor repetiu o
feito, sempre correndo pela Yamaha.
Ainda em 1973, surgiu uma nova
categoria, o Rallye. Ela é uma prova de regularidade, desenvolvida pelas ruas e
estradas, onde o importante é respeitar as médias preestabelecidas, como nos
rallyes automobilísticos. Concorre-se em dupla, sendo um o piloto e o outro, o
navegador, este responsável pelas contas e cronometragem.
Em 1974 surgiu ainda outra
categoria, o Trial, onde o importante é a perícia do piloto. A primeira
competição ocorreu em Niteroi, RJ e ficou conhecida como Trial da Tukar – nome
de uma revendedora e patrocinadora da competição.
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