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domingo, 31 de agosto de 2014

Páginas 18 e 19 - Campeões esportivos e heróis da vida, no motociclismo das trilhas e do asfalto


Todas as vezes que a Defesa Civil em qualquer lugar do mundo precisou da ajuda de voluntários, eles, os motoqueiros que disputam campeonatos de Enduro, Rallye e Trilhas se apresentam para ajudar e colaborar levando mantimentos e remédios para locais de difícil acesso.
Foi o que aconteceu no Espírito Santo, no final do ano passado, quando uma forte chuva desabou sobre o estado, causando uma tragédia nunca antes vista na história.
Comunidades inteiras e cidades ficaram isoladas pelas águas que tomaram boa parte do estado. A alegria da população em ver uma motocicleta levando mantimentos foi enorme, mas se o foi para a população, para os motoqueiros também foi muito maior.
Marco Grillo, membro do Trail Clube Mata Atlântica, de Venda Nova do Imigrante, explicou que “estes pilotos têm expertise, andam de 400 a 500 quilômetros em competições. Tem preparo físico e condição de enfrentar qualquer terreno, com os equipamentos adequados”.
Isso demonstra que, o que é esporte e aventura durante o ano, também pode virar missão de salvamento. Tanto que no Espírito Santo, 14 pilotos de diversos municípios capixabas colaboraram com este trabalho.
Grillo contou que “alguns pilotos se emocionaram. Encontraram famílias isoladas, que não viam ninguém há 4 ou 5 dias”. Eram campeões de renome nacional e internacional como Sandro Hoffman e Jomar Grecco, que também participaram voluntariamente e motivaram outras pessoas a colaborar com a ação.
História do esporte – As competições de motociclismo surgiram em 1905, na França, quando o Clube Francês de Auto-Ciclos resolveu regulamentar o motociclismo e organizou o Troféu Internacional, que ficou sendo o marco oficial do início das competições. Em seguida o motociclismo foi desenvolvido nos Estados Unidos, Inglaterra e Itália. Após o primeiro Campeonato Mundial de Velocidade, disputado nas categorias de 125 cc, 250 cc, 350 cc, 500 cc e Side Car, as marcas italianas dominaram o campeonato até que os japoneses resolveram entrar na competição, já em meados da década de 60, e assim as coisas se modificaram. O maior campeão até 1975 foi o italiano Giacomo Agostini, com 14 títulos sendo 13 com uma MV Augusta e um com Yamaha.
O Motocross - Em 1957, foi organizado o primeiro campeonato de Motocross, apenas para a equipe de 500 cc, e o campeão foi o inglês Bill Nilsson, com uma AJS. Em seguida foi organizada a competição para a categoria 250 cc e, em 1975, acrescentou-se a categoria 125 cc.
O motociclismo no Brasil – Somente em 1972 quando a Confederação Brasileira de Motociclismo foi para São Paulo, é que o motociclismo no Brasil passou por uma reorganização. Atualmente o Campeonato Brasileiro de Motociclismo é disputado em três modalidades: Velocidade, Rallye e Motocross.
A velocidade é dividida em quatro categorias: 50 cc, 125 cc, 350 cc, Especial e Esporte, esta última subdividida em duas classes, a primeira englobando as máquinas equipadas com motores de 350 a 500 cc e a segunda de 550 a 1300 cc. Apenas na categoria 350 Especial é permitida a participação de motocicletas fabricadas especialmente para competições. Nas demais são motos de venda ao público, porém preparadas para competições.
Já o Motocross ou simplesmente cross é um esporte novo no Brasil e dividido em duas categorias: 125 e 250 cc. Oficialmente seu início ocorreu em 1972, com a organização do Campeonato Paulista, e em 1973 foi disputado o Campeonato Brasileiro, com a vitória do paranaense Nivanor Bernardi, nas duas categorias. Em 1974, Nivanor repetiu o feito, sempre correndo pela Yamaha.
Ainda em 1973, surgiu uma nova categoria, o Rallye. Ela é uma prova de regularidade, desenvolvida pelas ruas e estradas, onde o importante é respeitar as médias preestabelecidas, como nos rallyes automobilísticos. Concorre-se em dupla, sendo um o piloto e o outro, o navegador, este responsável pelas contas e cronometragem.
Em 1974 surgiu ainda outra categoria, o Trial, onde o importante é a perícia do piloto. A primeira competição ocorreu em Niteroi, RJ e ficou conhecida como Trial da Tukar – nome de uma revendedora e patrocinadora da competição.

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