A pessoa com deficiência mental é aquela que se
difere por sua característica mental, sua capacidade sensorial, característica
neuromotora, seu comportamento social e a sua capacidade de comunicação.
De muitas maneiras o corpo humano pode ser
comparado a uma máquina que converte uma forma de energia em outra na execução
de um trabalho, com isto, o funcionamento do corpo é mantido por um equilíbrio
dinâmico que necessita de atividades para funcionar normalmente, a quebra deste
equilíbrio, causada, por exemplo, pelos hábitos alimentares errôneos ou pela
vida sedentária pode resultar em doenças crônico-degenerativas e desordens
emocionais (Baranti 1990).
A prática de atividades física para um deficiente é
muito importante, pois trás a ele benefícios físicos e psicológicos. No físico
podemos constatar a melhora da agilidade, equilíbrio, força muscular,
coordenação motora, resistência física, melhora nas condições organo-funcional
(aparelhos circulatório, respiratório e digestivo) velocidade, ritmo e
principalmente, melhora nas realizações das atividades diárias.
Já no psíquico, podemos observar nitidamente a
melhora na auto-estima, a interação social, a redução da agressividade, o
estímulo a independência, a autonomia, a superação de suas limitações, entre
outros benefícios.
Dessa forma, a execução da atividade física se
torna essencial para a saúde, a longevidade e a produtividade na vida dessa
população tão especial.
É imprescindível respeitar as limitações, adequando
as modalidades e os objetivos pessoais desses alunos. É preciso haver
acompanhamento e muita atenção na hora de executar um movimento, evitando assim
acidentes, e o mais importante estimular sempre o desenvolvimento da potencialidade
de cada um.
Brunna Barbati
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