Anunciantes

Anunciantes

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Nutricionista revela como emagrecer com saúde e sem dietas malucas


Nutricionista: Amanda Afonso
Repórter: Marina Denadai

Ao começar uma vida saudável surgem muitas dúvidas: o que posso comer? Será que o que eu li na internet é verdade? O que eu devo fazer primeiro? Com certeza, um profissional de nutrição irá auxiliar todo o seu processo de emagrecimento. Conversamos com a nutricionista clínica e esportiva Amanda Afonso para responder algumas dúvidas comuns, relacionadas ao inicio de uma dieta.

Qual é o primeiro passo que alguém deve tomar quando decide iniciar uma dieta?
O primeiro passo é: buscar ajuda profissional. Hoje em dia, a internet, a televisão e os amigos falam muito sobre dieta, cada um tem uma opinião. Então, se deve procurar um profissional para ter orientação qualificada.

Existem outros profissionais que podem fazer essa orientação?
O endocrinologista e o nutrólogo também têm um papel fundamental, mas só quem pode prescrever uma dieta é o nutricionista.

Muitos reclamam que o começo da dieta é a parte mais difícil, existe um tempo que o organismo leva para se adaptar aos novos hábitos?
Varia bastante, mas de duas a três semanas você já começa a sentir diferença no seu corpo, no peso e nas medidas. Muitas pessoas sentem que depois de mudar os hábitos, quando saem um pouco da rotina saudável elas sentem diferença ao introduzir um alimento mais pesado. Muitos pacientes relatam que,principalmente quando fogem da dieta no final de semana, o corpo sente.

Muitas pessoas fazem uma dieta chamada “Dieta da Proteína”, em que se come apenas esse grupo alimentar, é uma prática saudável?
Não, nem um pouco saudável. Existem vários estudos e vários relatos de pessoas que ficaram doentes ao fazer essa dieta.

Existe algum grupo alimentar que deve ser cortado nas dietas?
Não, devemos comer de tudo, de forma equilibrada. Muita gente acha que emagrecer é cortar o carboidrato, mas nosso corpo precisa dele pra sobreviver, é de onde nós tiramos nossa energia. Portanto, tudo tem que estar bem equilibrado.

E sobre a dieta Detox, o que seria essa dieta?
A dieta detox é uma dieta muito restritiva, mas ela vai restringir apenas alguns alimentos que causem alergia ou sensibilidade na pessoa. Mas para prescrever uma dieta detox o profissional deve estar habilitado para isso. Tem de responder uma série de questionários, fazer uma mudança radical na rotina e não pode insistir por mais que duas semanas. É interessante fazer um cardápio para a pessoa, no qual, ela vai passar por uma fase de restrição total até a reintrodução gradual do alimento em questão. Esse tipo de dieta é algo muito pessoal e deve ser acompanhada por um profissional qualificado.

Quando é a hora de saber parar uma dieta de emagrecimento?
Primeiro, é chegar ao objetivo da pessoa, esse objetivo é traçado desde o início com o nutricionista. Esse objetivo também tem de ser viável, ou seja, compatível com a estrutura corporal da pessoa. Outro parâmetro é a quantidade de gordura corporal, a pessoa faz uma avaliação física e é medido um objetivo, dentro de um parâmetro saudável. A partir daí, se começa a seguir um novo tipo de dieta, de manutenção de peso ou ganho de massa corporal, de acordo com o desejo do paciente.

Qual a diferença de uma dieta de emagrecimento, para manutenção de peso ou ganho de massa?
Tudo! Por isso que não dá para fazer uma dieta de emagrecimento e ganho de massa ao mesmo tempo, o máximo que o profissional faz é tentar manter a massa corporal e eliminar gordura, mas cada dieta é executada de um jeito.

Quando é introduzido o uso de suplementos alimentares?
Quando a alimentação da pessoa não supre a quantidade necessária de nutrientes que ela precisa. Geralmente, isso ocorre porque o paciente relata que não tem tempo para fazer uma determinada refeição. Para suprir aquele espaço de tempo sem comer, eu indico o uso de suplementos, pois são mais práticos.

O suplemento também pode ser um aliado para quem quer emagrecer ou só para quem quer ganhar massa?
Pode sim ser um aliado, vai depender de cada caso. Por exemplo, se um paciente não consegue consumir a quantidade mínima de proteína, é recomendado o uso do Whey.


Mas lembre-se: cada um tem sua dieta, não deixe de consultar um nutricionista, é ele quem saberá responder todas as suas dúvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão moderados. Desta forma iremos excluir quaisquer manifestações ofensivas. À Direção.